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Fixos

Equipe

A equipe de gestores, pesquisadores, bolsistas e demais parceiros do Nesp/UnB é multiprofissional. São pessoas com formação e experiência em ensino, serviço e pesquisa como médicos, odontólogos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, sociólogos, antropólogos, pedagogos, jornalistas e administradores, docentes universitários, discentes de graduação e pós-graduação, e pesquisadores associados permanentes.

Sua equipe básica é formada pelo quadro docente do Departamento de Saúde Coletiva e outros Departamentos e Cursos da UnB, além de outros profissionais oriundos do Ministério da Saúde, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e de órgãos não governamentais.

Nossa História

O Núcleo de Estudos em Saúde Pública (Nesp) foi instituído em 1986, a partir de convênio entre a Universidade de Brasília, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o extinto Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps), o Ministério da Saúde - incluindo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - e o extinto Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (Inan). Em sua criação vinculou-se à Faculdade de Ciências da Saúde da UnB, porém desligou-se da instituição no final da década de 80, após contribuir para a criação do Departamento de Saúde Coletiva. Desde esta época encontra-se vinculado ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam), que privilegia a intervenção interdisciplinar para o campo da Saúde.

Nas décadas de 80 e 90, o Nesp foi protagonista da assessoria para a realização da 8ª Conferência Nacional de Saúde; e à criação da Comissão Nacional de Apoio à Constituição Federativa do Brasil (1988), no capitulo da Saúde e Seguridade Social. Em parceria com outros Núcleos de Estudos em Saúde Publica e/ou Coletiva do Brasil, desenvolve pesquisas e apoio institucional ao funcionamento e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Parceiros

O NESP conta com investimentos da UnB, em sua parte de infra-estrutura e materiais de consumo e ainda com apoio aos projetos a partir de parcerias diversas, entre elas os Ministérios da Saúde (Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Apoio à Descentralização, Departamento de Atenção Básica, FUNASA, Programa Nacional de DST/Aids, Secretaria de Ciência e Tecnologia e outros), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Ministério da Justiça (Secretaria de Direitos Humanos), Ministério da Ciência e Tecnologia, a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, a Fundação de Ensino e Pesquisa em Saúde do DF (FEPECS), Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO-Brasil), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Grupo Estruturação, entre outras.

 

Instituições parceiras:

Ministério da Saúde;

Ministério de Ciências e Tecnologia;

Ministério da Integração Nacional;

Organização Pan-Americana de Saúde;

Secretarias Estaduais de Saúde;

Universidade de Toronto;

Fiocruz;

Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada - Ipea;

Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF;

Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Abrasco;

Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - Conasem;

Conselho Nacional de Secretários em Saúde - Conass;

Centro de Informação e Informática em Saúde - CIS;

Secretaria Especial dos Direitos Humanos;

Ministério da Justiça;

Secretarias Municipais de Saúde da RIDE-DF.

 

O que fazemos

O NESP nasce como uma necessidade imposta pelas mobilizações da sociedade brasileira que desembocaram no Movimento Sanitário Brasileiro e, posteriormente no Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira. Juntamente com outros Núcleos e com outros setores organizados da sociedade, cumpriu um papel importante na idealização, formulação e implantação do Sistema Único de Saúde – SUS. Constituiu um lócus fundamental na formulação, organização e realização da 8a Conferência Nacional de Saúde e no período que marcou a Assembléia Nacional Constituinte. Participou da Coordenação da Plenária Nacional da Saúde, representado pelo seu então Diretor, Professor Eleutério Rodrigues Neto.

Linhas de Pesquisa

 

Políticas, Planejamento, Gestão e Atenção à Saúde da Família

Caracterização: A linha Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde (PPG/S) integra o conjunto de conhecimentos envolvidos na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas de saúde, com foco na gestão de sistemas e serviços de saúde e da reorganização dos modelos e práticas de atenção à saúde, no âmbito da atenção básica com foco na Estratégia Saúde da Família.

 

Saúde, Sociedade e Cidadania

Caracterização: A linha de pesquisa Saúde, Sociedade e Cidadania apresenta e discute os processos sócio-históricos modernos e contemporâneos que conformaram o pensamento das ciências sociais aplicados à saúde. Traz discussões sobre a relação entre o biológico/social e estrutura/indivíduo, bem como o seu impacto nas realidades classe, sexo/gênero e raça/etnia. Aborda a importância dos movimentos sociais para a democratização da saúde e para a instauração da diversidade como princípios norteadores da qualificação da demanda e da oferta de serviços e ações de saúde, enquanto direito de cidadania. Esta linha inclui também as ações de informação, educação e comunicação em saúde com vistas à promoção da saúde, mediadas por tecnologias inclusivas.

 

Epidemiologia, Saúde, Ambiente e Trabalho

Caracterização: A Epidemiologia é uma disciplina que, partindo de uma abordagem quantitativa de aferição dos fenômenos relativos ao processo saúde-doença, e em comunicação estreita com outros saberes, proporciona ferramentas analíticas para: (a) realizar diagnósticos de saúde das comunidades apontando para a freqüência e distribuição dos eventos; (b) verificar relações causais ou fatores associados às doenças, agravos e aos fatores determinantes e condicionantes; (c) avaliar o resultado de intervenções em termos de eficácia, efetividade ou impacto; (d) qualificar as ferramentas de diagnóstico e de triagem ou rastreamento de doenças / infecções na comunidade. Dessa maneira, a Epidemiologia contribui com um arsenal metodológico para a realização de pesquisas em saúde no âmbito da comunidade, de populações amplas e dentro dos serviços de saúde e em âmbitos de trabalho ajudando a definir prioridades de intervenção ou a avaliar intervenções. Também constitui um apóio à realização da vigilância em saúde apontando para a sensibilidade dos sistemas, métodos de monitoramento e avaliação. A linha inclui também a interface da saúde com o ambiente apontando para determinados âmbitos da vida humana como o mundo do trabalho.

 

Missão

O Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) é uma unidade da Universidade de Brasília (UnB), vinculada ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), que tem como missão ser uma unidade acadêmica e de serviço de excelência, dando continuidade aos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, já consolidados na graduação e na pós-graduação do Departamento de Saúde Coletiva (DSC), da Faculdade de Ciências da Saúde, promovendo a assessoria, a difusão e o intercâmbio de conhecimentos na área de saúde coletiva.

 
observarh2
 
 
Observatório da Saúde Indígena
 
Saúde LGBT
 
oiapss2
 
Educação, Equidade e Saúde
 
Estudos Comparados
 
Rede de Observatórios em Saúde e Equidade
 

Tempus

Tempus – Actas de Saúde Coletiva

ISSN 1982-8829

  • Editorial
  • Prática de enfermagem na atenção primária à saúde no estado da Paraíba:

    Resumo de tese de doutorado realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (PPGCS/UnB). A tese constitui um componente...

  • Educação para paz na formação em saúde:

    O objetivo desta tese é compreender como os graduandos(as) em saúde, ao longo de seus itinerários formativos, significam/ressignificam a violência, reconhecem/compartilham experiências de aprendizagem para...

  • Expediente e sumário

    O objetivo desta tese é compreender como os graduandos(as) em saúde, ao longo de seus itinerários formativos, significam/ressignificam a violência, reconhecem/compartilham experiências de aprendizagem para...