Facebook-icon  Twitter-icon

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O portal Metrópoles informou hoje (13/5) que as chuvas intensas que castigam centenas de municípios do Rio Grande do Sul (RS) causaram danos a comunidades indígenas na região. Segundo levantamento de entidades indigenistas, o desastre impacta ao menos 80 territórios em todo o estado. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) aponta um total de 30 mil indígenas atingidos. A ministra Sonia Guajajara visitará o estado. 

De acordo com Verá Yapua, assessor jurídico da Comissão Guarani Yvyrupa, as enchentes evidenciaram problemas crônicos que as comunidades indígenas enfrentam, como a falta de saneamento básico.

“Na época da pandemia a gente já conversava bastante sobre isso e lidou com esse problema do saneamento básico. Nessa nova situação, a gente percebeu que nenhum encaminhamento concreto foi dado pelo poder público”, ressalta a liderança. 

Yapua avalia que, até o momento, as comunidades tiveram pouca assistência por parte dos governos federal e estadual. Organizações se mobilizam para arrecadar doações para as famílias afetadas. Colchões, água, alimentos e cobertores estão entre os itens de maior necessidade. 

“A gente não tem dos órgãos indigenistas nenhum tipo de apoio concreto, a não ser a Sesai [Secretaria de Saúde Indígena] entregando alguns kits de alimento e água. Mas, diante da catástrofe e do número de pessoas, embora seja importante, não consegue atender todas as pessoas”, lamenta o representante da comissão.

 

Leia mais neste link.

 
observarh2
 
 
Observatório da Saúde Indígena
 
Saúde LGBT
 
oiapss2
 
Educação, Equidade e Saúde
 
Estudos Comparados
 
Rede de Observatórios em Saúde e Equidade
 

Notícias