Durante a abertura da 77ª Assembleia Mundial da Saúde, realizada nesta segunda (27/05), em Genebra, o secretário de CT&I e Complexo da Saúde, Carlos Gadelha, destacou a relação entre mudanças climáticas e saúde, o que deve estar no coração da agenda sobre saúde pública.
"Desde o último ano, sob a liderança do presidente Lula, o Brasil tem feito um esforço enorme para garantir o acesso universal à saúde. Temos feito mudanças radicais, que caminham em um comprometimento com a vida, a vacinação, a atenção primária, atenção especializada e a transição da saúde digital", afirma o secretário.
Gadelha ainda fez uma defesa da resolução sobre participação social que será votada na Assembleia nesta quarta, ressaltando que a história do SUS "emerge da participação social".
A fala do secretário foi acompanhada pelo presidente do CNS, Fernando Pigatto, que também compõe a delegação oficial do Brasil na 77ª AMS.
Gadelha chefia a delegação brasileira no evento internacional, já que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, cancelou essa agenda para continuar acompanhando as ações da pasta pela emergência climática no Rio Grande do Sul. O grupo é coordenado pelo embaixador @alexandreghisl1.
A Assembleia Mundial da Saúde é o órgão de decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela acontece anualmente com a participação de delegações de todos os Estados-Membros da OMS e centra-se numa agenda de saúde específica preparada pelo Conselho Executivo.
Sob o lema “Todos pela saúde, saúde para todos”, as reuniões públicas da 77ª AMS serão transmitidas ao vivo a partir do site oficial da OMS, e as entrevistas com ministros da saúde das Américas serão compartilhadas on-line no site da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Leia no portal do Conselho Nacional de Saúde