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A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) ultrapassou 15 mil atendimentos no Rio Grande do Sul. No estado, o Ministério da Saúde mantém quatro hospitais de campanha, equipes volantes, de saúde indígea e de saúde mental

O dado foi divulgado na manhã deste domingo (16) no Comitê de Operações Emergenciais (COE) .

Somente o HCamp de Canoas, reaberto em novo endereço neste sábado (15), já atendeu 4.400 mil pessoas. A unidade de Porto Alegre, 3.100. Em Novo Hamburgo, foram 1.500 atendimentos. A estrutura de São Leopoldo recebeu 1.400 pessoas.

As equipes volantes realizaram mais de 4 mil atendimentos. Os profissionais atuam em Porto Alegre, Canoas, Pelotas, São Leopoldo, Três Coroas, Viamão, Ibarama e Eldorado do Sul.

Desde 5 de maio, a Força Nacional do SUS realizou 694 atendimentos de saúde indígena nos polos base Porto Alegre e Barra do Ribeiro. Houve, ainda, 400 atendimentos psicossociais e 66 remoções aéreas.

Atualmente, 120 voluntários da FN-SUS atuam no Rio Grande do Sul.

Atendimento
Nesta segunda-feira (17), a Força Nacional do SUS começa a atuar em Eldorado do Sul, cidade que foi 100% evacuada. Lá, duas equipes volantes farão atendimentos.

Em Porto Alegre, o bairro Sarandi, que permaneceu mais de um mês alagado, também terá uma equipe volante com médico, enfermeiros e técnicos.

A região das ilhas (Pintada, Pavão, Flores e Marinheiros) volta a receber assistência.

Pelotas, Ibarama, Três Coroas e Barra do Ribeiro, onde ocorrem atendimentos de saúde indígena, também iniciam a semana com a atuação das equipes volantes.

HCamp de Canoas em novo endereço
Neste sábado (15), a Força Nacional do SUS retomou os atendimentos em novo endereço. Agora, a unidade está funcionando no Hangar Cultural, bairro Guajuviras.

O Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Canoas optaram pela mudança para adequar a assistência de acordo com a necessidade local.

O hospital de campanha continua funcionando com seis médicos, três enfermeiros e técnicos de enfermagem, prestando atendimento 24 horas. A unidade tem capacidade para realizar entre 150 e 200 atendimentos diários.

 

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